segunda-feira, 14 de julho de 2008

NOSSA CIDADE





ORÍGEM:
A cidade de Alagoinhas tem sua origem no final do século XVIII quando, provavelmente, um padre português fundou uma capela no seu território. O nome Alagoinhas advém da imensa quantidade de lagoas existentes no período. Como era trecho de passagem de boiadas e oferecia água em abundância e de qualidade, o povoado cresceu e fixou pessoas.
Posteriormente, já no final século XIX, a antiga vila que pertencia ao atual município de Inhambupe e havia se emancipado, teve o seu núcleo urbano profundamente modificado com a chegada da Estrada de Ferro. Sob protestos da população, a cidade foi transferida para a área por onde passa a ferrovia, no atual bairro 2 de Julho, passando a agregar as principais atividades econômicas, atraindo pessoas de outras regiões que se envolveram na construção e funcionamento da ferrovia, inclusive ingleses e franceses, responsáveis pelo projeto arquitetônico e por parte dos investimentos, em fases diferentes.

POPULAÇÃO:
Segundo as últimas atualizações do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população atual de Alagoinhas é de aproximadamente cento e quarenta mil habitantes, sendo o décimo município em população na Bahia.

ATIVIDADES ECONÔMICAS:
Durante o século XX a economia de Alagoinhas vivenciou alguns ciclos econômicos, quase todos ocorridos devido a presença da ferrovia. Curtumes, produção de fumo e laranja foram as principais atividades até, aproximadamente, a década de 1960. A partir dos anos de 1950 o a produção de petróleo passou a predominar no contexto econômico e social, desenvolvendo-se com maior efetividade até a década de 1980. Atualmente ainda verifica-se em Alagoinhas o beneficiamento de couro, a produção de laranja e mandioca e a extração de petróleo, porém outras atividades industriais, como a instalação de uma cervejaria, a produção de calçados e de cerâmica, foram incorporadas à economia local. A economia, entretanto, está focada na prestação de serviços comerciais, de saúde, educação, consultorias, dentre outros, para a microrregião do Litoral Norte e Agreste de Alagoinhas.

CULTURA:
As imagens que mais identificam Alagoinhas são as ruínas da Igreja Inacabada de Alagoinhas Velha, construção jesuítica, e as hoje ruínas da Estação São Francisco, construção inglesa, que é uma réplica de uma estação de Liverpool e é o entroncamento da ligação ferroviária entre Salvador e Juazeiro e Salvador e Aracaju. Entretanto, Alagoinhas se caracteriza por revelar muitos artistas, artesãos e educadores que produzem conhecimento erudito e popular.

EDUCAÇÃO:
Uma das principais atividades de prestação de serviço desenvolvida em Alagoinhas é a de educação. No município está implantada uma rede de escolas públicas, comunitárias e privadas de ensino fundamental, médio, profissionalizante e de educação inclusiva e faculdades que disponibilizam cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alagoinhas_Atl%C3%A9tico_Clubehttp
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=460128http
http://www.ferias.tur.br/fotos/342/alagoinhas-ba.html

Nenhum comentário: